Gerenciamento do Google de novos Domínios de Primeiro Nível
terça-feira, 21 de julho de 2015
Com a chegada de muitos novos domínios genéricos de primeiro nível (gTLDs, na sigla em inglês), queremos oferecer algumas informações sobre como eles são tratados na pesquisa do Google. Já escutamos e vimos dúvidas e ideias erradas sobre como tratamos novos Domínios de Primeiro Nível (TLDs, na sigla em inglês), como .guru, .how ou qualquer um dos gTLD .MARCA. Por exemplo:
P: Como os novos gTLDs afetarão a pesquisa? O Google alterará o algoritmo de pesquisa para priorizar esses TLDs? Qual a importância deles na pesquisa?
R: Em geral, nossos sistemas tratam novos gTLDs da mesma forma que outros gTLDs (como .com e .org). As palavras-chave em um TLD não oferecem vantagens ou desvantagens na pesquisa.
P: E quanto aos TLDs de Nomes de domínio internacional (IDN, na sigla em inglês) como .みんな? O Googlebot pode rastreá-los e indexá-los para que eles possam ser usados na pesquisa?
R: Sim. Esses TLDs podem ser usados da mesma forma que outros TLDs (é fácil verificar com uma consulta como [site:みんな]). O Google trata a versão Punycode do nome do host como um equivalente à versão não codificada, assim não é preciso redirecioná-lo ou canonizá-lo separadamente. Para o restante do URL, lembre-se de usar nele uma string de consulta e o UTF-8 para o caminho quando forem usados caracteres não ASCII.
P: O TDL .MARCA terá mais ou menos relevância do que um .com?
R: Não, esses TLDs serão tratados da mesma forma que outros gTLDs. Eles exigirão a mesma segmentação geográfica e configuração e não terão mais relevância ou influência do que os outros na forma como rastreamos, indexamos ou classificamos URLs.
P: Como os novos TLDs de região ou de cidade (como .london ou .bayern) são tratados?
R: Mesmo que eles pareçam específicos de alguma região, serão tratados como gTLDs. Isso é consistente com nosso gerenciamento de TLDs como .eu e .asia. Pode haver exceções, em algum momento, conforme verificamos como eles são usados na prática. Acesse nossa Central de Ajuda para mais informações sobre sites multilíngues e multirregionais e defina a segmentação geográfica no Search Console onde for relevante.
P: E quanto aos verdadeiros ccTLDs (Domínios de Primeiro Nível de códigos de países): o Google priorizará ccTLDs (como .uk, .ae etc.) como um domínio local para as pessoas que pesquisarem nesses países?
R: Por padrão, a maioria dos ccTLDs (com exceções) faz com que o Google os use para segmentar geograficamente o website. O ccTLD nos informa que provavelmente o website é mais relevante no país adequado. Mais uma vez, veja nossa Central de Ajuda para mais informações sobre sites multilíngues e multirregionais.
P: O Google oferecerá suporte ao meu trabalho de SEO para mudar meu domínio de .com para um novo TLD? Como faço a mudança do meu website sem perder a classificação de pesquisa ou o histórico?
R: Temos uma extensa documentação sobre mudança de site em nossa Central de Ajuda. Tratamos essas mudanças da mesma forma que qualquer outra mudança de site. Dito isso, as mudanças de domínio podem levar algum tempo para serem processadas para pesquisa (e fora da pesquisa, os usuários esperam que os endereços de e-mail deles permaneçam válidos por um longo período), por isso geralmente é melhor escolher um domínio que atenda às suas necessidades a longo prazo.
Esperamos que isso ofereça mais informações sobre como os novos Domínios de Primeiro Nível são gerenciados. Caso você tenha mais dúvidas, acesse o nosso Fórum de Ajuda para Webmasters.
P: Como os novos gTLDs afetarão a pesquisa? O Google alterará o algoritmo de pesquisa para priorizar esses TLDs? Qual a importância deles na pesquisa?
R: Em geral, nossos sistemas tratam novos gTLDs da mesma forma que outros gTLDs (como .com e .org). As palavras-chave em um TLD não oferecem vantagens ou desvantagens na pesquisa.
P: E quanto aos TLDs de Nomes de domínio internacional (IDN, na sigla em inglês) como .みんな? O Googlebot pode rastreá-los e indexá-los para que eles possam ser usados na pesquisa?
R: Sim. Esses TLDs podem ser usados da mesma forma que outros TLDs (é fácil verificar com uma consulta como [site:みんな]). O Google trata a versão Punycode do nome do host como um equivalente à versão não codificada, assim não é preciso redirecioná-lo ou canonizá-lo separadamente. Para o restante do URL, lembre-se de usar nele uma string de consulta e o UTF-8 para o caminho quando forem usados caracteres não ASCII.
P: O TDL .MARCA terá mais ou menos relevância do que um .com?
R: Não, esses TLDs serão tratados da mesma forma que outros gTLDs. Eles exigirão a mesma segmentação geográfica e configuração e não terão mais relevância ou influência do que os outros na forma como rastreamos, indexamos ou classificamos URLs.
P: Como os novos TLDs de região ou de cidade (como .london ou .bayern) são tratados?
R: Mesmo que eles pareçam específicos de alguma região, serão tratados como gTLDs. Isso é consistente com nosso gerenciamento de TLDs como .eu e .asia. Pode haver exceções, em algum momento, conforme verificamos como eles são usados na prática. Acesse nossa Central de Ajuda para mais informações sobre sites multilíngues e multirregionais e defina a segmentação geográfica no Search Console onde for relevante.
P: E quanto aos verdadeiros ccTLDs (Domínios de Primeiro Nível de códigos de países): o Google priorizará ccTLDs (como .uk, .ae etc.) como um domínio local para as pessoas que pesquisarem nesses países?
R: Por padrão, a maioria dos ccTLDs (com exceções) faz com que o Google os use para segmentar geograficamente o website. O ccTLD nos informa que provavelmente o website é mais relevante no país adequado. Mais uma vez, veja nossa Central de Ajuda para mais informações sobre sites multilíngues e multirregionais.
P: O Google oferecerá suporte ao meu trabalho de SEO para mudar meu domínio de .com para um novo TLD? Como faço a mudança do meu website sem perder a classificação de pesquisa ou o histórico?
R: Temos uma extensa documentação sobre mudança de site em nossa Central de Ajuda. Tratamos essas mudanças da mesma forma que qualquer outra mudança de site. Dito isso, as mudanças de domínio podem levar algum tempo para serem processadas para pesquisa (e fora da pesquisa, os usuários esperam que os endereços de e-mail deles permaneçam válidos por um longo período), por isso geralmente é melhor escolher um domínio que atenda às suas necessidades a longo prazo.
Esperamos que isso ofereça mais informações sobre como os novos Domínios de Primeiro Nível são gerenciados. Caso você tenha mais dúvidas, acesse o nosso Fórum de Ajuda para Webmasters.